terça-feira, 30 de agosto de 2016

O Círio da Prata Grande em S. Pedro da Cadeira - a preparação das festas de Nossa Senhora de Nazaré 2015/2016

(Círio da Prata Grande, S. P. da Cadeira 2015 - 8 de 8

Senti necessidade de conhecer os passos que precederam os festejos, sobretudo na parte religiosa, que ilumina tudo o resto. Socorri-me do facebook consagrado a estas festas, onde se exprimem todas as suas componentes, fazendo uma selecção informal.

29 de Setembro de 2014
No dia 17 de Outubro: Selecção pelas 21 h de meninos para entoar as loas em honra de Nossa Senhora de Nazaré

17 de Novembro de 2014
Comissão dos «Novos» para as Festas de Nossa Senhora de Nazaré 2015/2016
convoca-se todos os solteiros da paróquia de São Pedro da Cadeira para a formação da comissão de festas dos «novos». Dia 21 de Novembro pelas 21:30, no Salão Paroquial.

16 de Dezembro de 2014
Publicada fotografia sob o título Comissão de Festas dos «Novos» S. Pedro da Cadeira 2016 - Esta e mais oitenta foram adicionadas ao álbum Lançamento do Livro Nossa Senhora de Nazaré, que teve lugar no salão paroquial. Aqui, Clique no canto superior esquerdo, sobre a fotografia, em «Retroceder para álbum».

4 de Janeiro de 2015
«Mas tão bem que a Comissão dos «Novos» foi recebida pelo povo da Assenta a noite passada, um enorme obrigado.
Hoje cantaremos as janeiras pelos quintais adentro da gente da Soltaria.» (Vídeo com 58 segundos.)

18 de Janeiro de 2015
(3 fotos)
Convidam-se todos os habitantes da paróquia que pretendam fazer parte do Grupo Coral a comparecer na igreja paroquial no dia 29 - Janeiro - 2015 pelas 21:30

Aceitam-se propostas para aluguer de espaços
(Divertimentos e vendas), até dia 31 - Maio - 2015
Os festejos em honra de Nossa Senhora de Nazaré 2015/2016 decorrerão de 19 a 27 de Setembro

ABERTAS AS CANDIDATURAS A JUIZ DAS FESTAS DE NOSSA SENHORA DE NAZARÉ 2015 / 16
Entrega de propostas até dia 26 de Abril de 2015 (regulamento afixado nas igrejas)

ABR 26  Propostas para Juiz
Domingo, 26 de Abril às 18:00
2560-200 São Pedro da Cadeira, Lisboa, Portugal
 Todos os paroquianos, que pretendam ser Juiz em honra de Nossa Senhora de Nazaré 2015/2016, podem entregar as suas propostas e devem consultar o regulamento. [Ver, aqui.]

19 de Fevereiro de 2015
NS Nazare em S Pedro Cadeira adicionou 10 fotos novas ao álbum ANUNCIO NA ROTUNDA - em São Pedro da Cadeira, Lisboa, Portugal
Faltam 7 meses para a chegada do Círio da Prata Grande à nossa paróquia...
Louvada seja a Nossa Senhora de Nazaré

1 de Março de 2015
É já hoje o grande almoço-convívio na Coutada  [Angariação de fundos]
(Ver, aqui, Apresentação da Comissão dos «Novos»; fotografias do almoço-convívio.)

2 de Março e 2015
Obrigado a todos os que estiveram presentes no evento e a todos aqueles que de uma forma ou outra colaboraram na sua realização.

19 de Abril de 2015
«O Dia das Mães surgiu no Estados Unidos por uma razão não muito agradável, mas rapidamente se transformou num dos dias mais importantes do ano. Uma jovem perdeu a sua mãe, e as suas amigas, para ajudar a ultrapassar tal dor, criaram uma data especial. A jovem decidiu que a data deveria celebrar a existência de todas as mães, não só as que já estavam mortas. E rapidamente a comemoração do Dia das Mães passou a ser oficial.
Que tal presentear as nossas Mães com um Almoço comemorativo? — em Praia da Assenta
[Publicado cartaz: almoço-convívio, Passeio BTT e Passeio pedestre.]

25 de Abril de 2015
«Estamos nos últimos preparativos, está mesmo a chegar uma grande noite, e temos HAPPY HOURS para ti!!»
Houve festa em Cambelas. IMPERIAL quer festa. 255 fotos. Angariação de fundos para os grandes festejos de NOSSA SENHORA DE NAZARÉ.

26 de Abril de 2015
[ 18:00 - limite para a entrega das propostas dos candidatos a Juiz, como foi anunciado, atrás, em 18 de Janeiro.]

30 de Abril de 2015
Passeio BTT. «Para os apaixonados por uns bons trilhos!!!» As pré-inscrições fecham já amanhã» «Cartaz actualizado, com novas vantagens para os já inscritos. A Comissão de Festas dos «Novos» organiza o Passeio de BTT de angariação de fundos para os Grandiosos Festejos em honra de Nossa Senhora de Nazaré.»

2 de Maio de 2015
Este domingo temos o programa ideal para comemorar o dia da Mãe, PASSEIO BTT /// PASSEIO PEDESTRE /// ALMOÇO-CONVÍVIO [Publicado cartaz.]

3 de Maio de 2015
Muitas fotografias dos atletas no percurso de BTT; umas dezenas do ALMOÇO DIA DA MÃE, na Assenta. (Publicado em 9 de Maio)

30 de Maio de 2015
(Grupo cénico)
Santos da terra... não fazem milagres!
Teatro, dança, fado e muita animação - No Salão Paroquial de S. Pedro da Cadeira [Para angariação de fundos.] [Publicado em 23 de Maio.] Cartaz.

13 de Junho de 2015
Às 14 horas
Coutada, Lisboa, Portugal
A Comissão de Festas dos «Novos» organiza a Maratona de Futebol 7 para angariação de fundos dos Grandiosos Festejos em honra de Nossa Senhora de Nazaré. [Publicado em 25 de Maio.] Cartaz.

20 de Junho de 2015
Faltam apenas 3 meses para os Grandiosos Festejos em honra de Nossa Senhora de Nazaré
Imagem, com os dizeres: «2 000 vezes OBRIGADO! Chegamos aos 2 000 likes no facebook»

10 de Julho de 2015
IV Passeio de Carros ANTIGOS E CLÁSSICOS
Antecipe, aqui, o que se publicou no dia do passeio, 27 de Setembro.

19 de Julho de 2015
A NOSSA FESTA, na A. C. R. Praia da Assenta
«Recordar é viver, é como andar de bicicleta, nunca se esquece. parabéns aos anjinhos, hoje uns Homens, a recordar as loas da festa de N S da Nazaré de 1981/1982. Um bem haja a todos eles, ainda estão todos muito bem afinadinhos!!!!» publicado e gravado por Maria João Miranda (Vídeo de 1min. e 37 seg.)

«17 anos volvidos»
«É tão bom reviver tudo isto, a relembrar as loas de 1998/1999, estes, ainda jovens. Parabéns para todos eles, também afinadinhos, um bem haja!!!!» gravado e publicado por Maria João Miranda (Vídeo de 2 min. e 40 seg.)

«A NOSSA FESTA»
45 fotos
Os da Comissão de festas trajavam com camisola -- T shirt -- azul, com os dizeres nas costas, a branco:
Comissão de Festas
N. Srª Nazaré
2015/2016

No palco e na zona do palco, cartaz grande

Seja bem-vinda
A NOSSA
SENHORA
DE NAZARÉ
S. PEDRO DA CADEIRA
19 a 27
Setembro
2015

Dois ecrãs com a imagem da Senhora.  Houve canto e iam sendo apresentadas no ecrã imagens, com o programa de cada dia da festa a vir: 2.ª-feira, Sergio Rossi. E Duo Onda Viva; Camerata Vocal de Torres Vedras; Irmãos Verdades; Xutos e Pontapés; Ana Moura.
Um cartaz. Três gerações de anjos das loas, sendo a última de crianças, com o ensaiador Dr. Eduardo Frutuoso. Projectada vídeo com imagens da chegada da Imagem a S. Pedro da Cadeira, há dezassete anos, podendo ver-se os meninos das loas de então. Esses mesmos, no palco, cantam:

Dezassete anos volvidos,
Nós, teus filhos do teu povo
Jubilosos, comovidos,
Recebemos-te, de novo.

Nesta hora tão bonita,
Recordamos com saudade
Os que já têm a dita
De te ver na eternidade.

No percurso desta vida,
Procissão de amor e fé,
Vai connosco, mãe querida,
Senhora da Nazaré.

Por último, vemos no palco toda a gente que colaborou directamente na organização, além dos da Comissão, de azul, e outros homens de mais idade.

27 de Julho de 2015
Foto de cartaz:
...    ...    ...
  «Quem tiver artigos que queira oferecer à quermesse, Serão bem-vindos!»

31 de Julho de 2015
Feira Medieval - Foz do Sisandro. 31 de Julho, 1 e 2 de Agosto. Comissão dos «Novos», angariação de fundos, aqui.

12 de Agosto de 2015
«Vamos estar a partir de quinta-feira na festa dos Casalinhos de Alfaiata»
Vídeo «Os crepes do Paulinho... Vão estar nos Casalinhos», 0 min 44 seg. O evento é organizado pela Comissão dos «Novos».

Vamo-nos aproximando da data das festas em honra de Nossa Senhora de Nazaré e o facebook nsnazarespedrocadeira vai dando cartazes e desdobráveis sobre os dias 19 a 27 de Setembro.

20 de Setembro de 2015
«Ontem foi o aguardado dia a recepção à venerada imagem. Louvada seja a Nossa Senhora de Nazaré
[Do álbum de Ana Barros, 62 fotos, saída da Encarnação e entrada na Assenta.]

Actividades da Comissão (Folhetos e cartazes desde 2012)
«Todos os álbuns: Pôr o álbum de anos anteriores em mensagem à parte.» Já não o farei. Esta página do facebook foi criada em 27 de Março de 2012, destinada a preparar as festas do Círio da Prata Grande 2015/2016. Pode-se ir rolando até ao início ou consultar os álbuns por anos. Creio que é possível, mas não sei como se faz.